O início
Em 1994, Gabriel Martins iniciou a sua carreira na arte da pintura em tela, sem qualquer conhecimento anterior desta arte, e sem imaginar que iniciava a bela caminhada que o levou a um gratificante sucesso, mesmo que não fosse o seu objetivo.
A primeira premiação
No entanto, logo na sua primeira obra, o artista fez jus ao prêmio "Menção de Honrosa", pela participação no "VI Salão de Artes Plásticas da Associação dos Diplomados na Escola Superior de Guerra", tradicionalmente realizado no Salão Nobre do Clube Militar do RJ. A premiação foi concedida pela Academia Brasileira de Belas Artes.
A partir daí continuou participando de várias exposições coletivas e tradicionas concursos de arte. E recebendo premiações em alguns deles como no Clube Militar, da Marinha, da Aeronáutica, Biblioteca Estadual do Rio de Janeiro, SESC, entre outras. Até realizar a sua primeira exposição individual, esta no Barra Shopping, em 1998.
Os estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Nos anos de 1998 a 1999, Gabriel Martins cursou arte com Nelson Leirner, no - Projeto-Curso - único ministrado e coordenado pelo artista e mestre, referenciado como o pilar da arte contemporânea a América Latina. O curso ocorreu na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, tendo a oportunidade, neste projeto único, de cursar com todos os demais mestres da instituição à época. E, de1999 a 2001, ainda nessa escola, cursou um aprofundamento nas artes da pintura, com o mestre Daniel Senize, à época, diretor da mesma.
A primeira exposição individual e o convite
Em 1998, com apoio da Casa Gelli Móveis e do Banco do Brasil, fez a sua primeira exposição individual, realizada no Barra Shopping RJ. Ainda 1998, após a exposição, passou a ter as suas especializações patrocinadas pela empresa. E, a partir do mesmo momento, convidado para atuar como artista exclusivo da empresa e para retomar um projeto cultural da mesma, que estava interrompido havia trinta anos.
O projeto cultural da Casa Gelli
Pelas comemorações do centenário da Casa Gelli Móveis, foi patrociando pela empresa para a sua exposição individual no Barra Shopping. E, após o término da exposição, Gabriel Martins foi convidado para atuar como Artista Plástico exclusivo da empresa. O convite foi para retormar um projeto cultural da empresa que patrocinava artistas em ascensão. Esse projeto foi interrompido em 1968, e retomado em 1998 já com a plube Militar, Av. Rio Branco, 251 - Centro - Rio de Janeiro;
A tela foi produzida sob encomenda da empresa pela comemoração do seu centenário comemorado em 1998. E o objetivo da obra, além de homenagear a empresa por sua longa existência, foi preservar o simbolismo da imagem gravada, em 1898, numa fotografia do seu primeiro veículo de entregas, tendo em seu interior os fundadores da Casa Gelli Moveis.
O Piloto na Cabine de Um Caça
Téc.: óleo sobre tela
Dimensês: 46 cm x 55 cm.
Obra produzida sob encomenda
Maria Fumaça Na Estação de Tiradentes MG - Homenagem ao Meu Pai
Dimensões: 70 cm x 60 cm
Téc: óleo sobre tela
Esta obra foi produzida sob encomenda como uma homenagem póstuma.
Paisagem em Angra dos Reis - RJ
Dimensões: 90 cm x 55 cm
Téc: óleo sobre tela
Obra sob encomenda
Contatos Tel. 21 97100-0445 gmartineto@gmail.com Copyright © 2002 Todos os direitos reservados |